Friday, February 15, 2008

PERMANECE NAQUILO QUE APRENDESTES


Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo
de quem o aprendeste.” II Timóteo 3: 14

Timóteo aprendeu muito do apóstolo Paulo, aprendeu um conjunto de doutrinas, regras, instruções útil para sua vida de modo que podia viver uma fé intensa, ser longânimo, amoroso, paciente e fiel.
Devido a esses ensinamentos, Timóteo não deveria ser refém de suas ambigüidades, nem das da igreja que o seguia. Deveria seguir o exemplo do servo que estabelece sua casa na rocha, apesar da facilidade de construir uma casa na areia.

Paulo exorta que Timóteo deveria ser inteirado. Ser inteirado tem a ver com o ato de experimentar uma idéia, interagir com um contexto. Inteirar é ter a percepção através de um meio ou um método, um dos sentidos, ouvirem uma história ou ver detidamente uma cena, e absorver seu impacto, dimensionar sua amplitude, mesmo que as possibilidades não o permitam.

Nossa geração enfrenta grandes desafios. ”Viver de acordo com os princípios bíblicos, ter compromissos em tempos de descompromisso, de relativismos, onde “tudo é válido”, desde que cada um respeite a posição divergente da sua”, do hedonismo, ao afirmar que “o amor é eterno enquanto dura”. Vivemos em tempos de distanciamento da “Sã Doutrina” ou em palavras mais claras, da verdade, do que é certo, dos valores absolutos da lei de Deus. Vivemos época em que cada vez é mais difícil ter posições definidas tanto na igreja, como na sociedade.

No meio de tantas posições “aceitáveis” para a sociedade, é difícil para o cristão/protestante optar pela posição bíblica e permanecer fiel ao padrão de Deus. Enquanto a proposta deste século é o “ficar”; sexo à vontade (desde que pôr “amor” e com camisinha, é claro); homossexualismo como uma opção a mais na expressão da sexualidade; a Bíblia permanece a mesma.

A nossa geração é uma geração conduzida pela emoção, endurecido ao som do ensino. Ensinar é algo difícil de fazer bem. Exige muito esforço. Mas se nós não fizermos isso bem, as pessoas vão se desviar para os mitos – essas incríveis, estúpidas e ímpias ilusões que primeiro farão com que suas vidas definhem e depois as arruinarão completamente.

A autoridade da escritura não é para ser apenas o pontapé inicial em nossa vida devocional. Ela tem que ser viva, ativa, impetuosa e penetrante. Ela deve obter primazia no que diz respeito ao nosso tempo e ser o foco da liderança responsável dos nossos dias para cuidar da igreja, cuidar do rebanho.
Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Pense: “Nada faz um homem ter tantas suspeitas como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)

Ore: Senhor! Deus de toda a graça e misericórdia. Tenha misericórdia de nós homens pecadores, dos nossos líderes, do Teu povo, ajuda-nos a viver da Palavra, aprender da Palavra e discernir todas as coisas tomando como base a Tua Palavra. Em nome de Jesus. Amém.

Que Deus continue vos abençoando!