Monday, November 23, 2009

Frutificando com Perseverança




Leitura: Lucas 8:4-15

A reflexão individual da noite é: “O quanto a mensagem tem me auxiliado na prática diária? Você tem vivido o que tem sido pregado? Esta produzindo frutos dignos de arrependimento e que permaneça? Se não, qual é o sentido do cristianismo?”
No texto existem quatro tipos de crentes, onde a preocupação não é com a igreja, pois a palavra diz que as portas do inferno não prevalecerão, pois o problema esta no crente, que bate de frente com Espírito Santo para ir à busca dos próprios interesses.

A semente no meio do caminho representa o primeiro tipo de crente, que não se converteu completamente, e se deixa levar por influências externas para se esquecer do que tem ouvido, este tipo tem todo perfil de crente, roupa de crente, discurso de crente, postura de crente, mas a palavra não dá fruto, pois é pisada e comida pelas aves do céu. Neste evangelho da graça, em que vivemos este tipo de crente, consegue influenciar outras pessoas.

O segundo tipo de crente (vers. 6), o famoso crente pedra, que só ouve o que quer, e vive na igreja pelo retorno, e quando isto não acontece, pega suas coisas e vai embora.

O terceiro tipo de crente (vers.7), é aquele que aceita, começa até frutificar, mas quando vem a primeira brisa, deixa tudo e começa ir atrás dos próprios interesses, este tipo, é aquele que esta na igreja fisicamente, mas não esta na igreja espiritualmente.

O quarto tipo de crente (vers. 15) é aquele que produz frutos, muita pessoa se tem deixado levar pelos resultados, esquecendo que a premissa esta em semear, pois Deus dá crescimento e que no momento certo, os frutos serão colhidos. Estamos com muitas pessoas que, estão sempre na igreja, aprende, porém não coloca em prática, guarda tudo para nada. A consciência ou o tema central nesta reflexão é: Salve sua vida! Procure salvar também sua família, lute, force, não pare pelas dificuldades, pela voz desanimadora do inimigo.

É necessário se manter íntegro, diante destas dificuldades, como fez Jó na sua pior situação de vida, pois ai se encontra o sentido do cristianismo, é de dar fruto e não perder a convicção de sua salvação.


Conclusão: Mateus 24:12

A verdade é pelo texto de Lucas e Mateus que apenas um quarto (25%) dos crentes que ouvem a palavra de Deus será salvo, a palavra diz que quase todos não terão salvação, pois os amor de quase todos se esfriará, não existe mais amor de ir ao culto, o amor do próximo esta cessando (as pessoas passam o tempo todo lutando pelos seus próprios interesses), a iniqüidade tem aumentado, não se fala mais de amor e a vida esta perdendo o sentido.

Outra realidade é que a igreja não é um clube onde pagamos mensalidade para usufruir do bom e melhor, não pode deixar de ser um local de adoração e louvor, é necessário fazer uma reflexão de quanto tem seu dizimo diário, pois de o dia Deus fez com vinte quatro horas, no mínimo duas horas e meia devemos oferecer a Ele.

Faça uma reflexão: Você tem frutificado? Pois em Mateus 24:13 fala-se que é necessário persevera até o fim, e que em 2 Timóteo 3 e 4 nos alerta para fugirmos de alguns tipos de pessoas para não perdemos a nossa salvação, e que estaremos diante de uma balança de Deus. O certo é que uma vida cristã é muito mais séria do que parece e do que apresentam hoje. Não perca a salvação, não brinque mais de ser crente, persevere até o fim, pois Jesus disse um dia: “Aquele que perder a sua vida por Mim achará, e quem achar sua própria vida, perderá”, qual tem sido sua motivação na igreja? Que tipo de crente você é? Que tipo de crente você quer ser? Faça sua escolha.

Shalon