Tuesday, March 4, 2008

PORQUE FICAMOS DESANIMADOS!


Hoje me deu o maior desânimo aqui no trabalho e nem estou desanimado por causa do trabalho. Eu não sei o porquê desse desânimo momentâneo...
Tenho uma família muito boa, uma esposa maravilhosa e tenho muitas coisas que muitos não têm.
Contrariamente a um estado de desmotivação temporária, entendo também que o desânimo é algo a ser aprendido. Muitas vezes é mal diagnosticado, mas não deixa de ser digno de uma discussão significativa.

Observo que o desânimo se estabelece naqueles momentos que temos a sensação de algo não deu certo, que falhou. Quando assumimos que "não podemos ter", mesmo que cercados de tudo o que é bom, encontramos sofrimento, dor, tristeza e derrota, já que nossa mente não aceita que dias melhores virão, ao mesmo tempo em que nosso coração se apavora pela possibilidade de se perder o que temos no presente.

Quantos caíram no desânimo, diante dos problemas no casamento, com os filhos, desemprego, falta de dinheiro e até por causa das enfermidades.
O desânimo, ou a falta de ânimo é como se a pessoa estivesse sem alma. A chama se apagou. A palavra desanimar vem da negação de "animare", que significa “dar alma”, vida, movimento, coragem, entusiasmo, vivacidade. Com a alma morta. Entregam-se ao conformismo. Instalaram-se no desânimo e como resultado: ficamos tristes, abatidos, deprimidos.

Embora tenhamos por costume enfatizar pontos altos das Escrituras, fazendo seus personagens nossos "heróis", cujo exemplo deva ser seguido, a vida não é fácil, e tanto nosso dia a dia, como aquele dos servos de Deus do passado, envolvem momentos de profundo desafio.

Pense naquele pneu que amanheceu furado, exatamente quando você está atrasado para uma reunião, a tal matéria da escola que parece impossível de ser aprendida e cujo professor é um tremendo carrasco, ou do recibo do imposto de renda que some no dia em que a Receita Federal coloca você na malha fina, óculos de grau que quebra exatamente quando você teria que fazer aquele teste difícil para um novo emprego que espera há meses, e igualmente a chave na porta da rua que quebra na fechadura.

Quando a tristeza nos envolve, fica muito difícil ver a benção, mesmo que ela esteja ali ao nosso lado. Veja o que aconteceu aos discípulos de Jesus no caminho de Emaús, que "choravam" a morte de seu Mestre dirigindo-se exatamente a Jesus, que já havia ressuscitado, vencendo a morte, o inferno e o diabo (Lucas 24:13-35).

Além da Palavra de Deus, alguns textos como o Salmo 16, Salmo 42, Salmo 91, são um antídoto contra o desânimo. Graças a Deus pelo dia de hoje, fortalecido pelo Senhor, encorajado pela família o desânimo foi-se embora.

Pense: Tenha ânimo. O ânimo faz ouvir a voz de Deus ele nos levanta e faz-nos caminhar para frente.